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Proposta – a equipe de criação e o produtor gráfico (funcionário da gráfica ou terceirizado) conhecem o tipo de impresso que irão desenvolver (cartaz, folder, jornais, revistas, embalagens, etc).

Pesquisa: nesta etapa os criadores fazem pesquisas (de campo, bibliográfica, internet, concorrentes, sobre o produto/serviço/empresa) para complementar as informações do briefing.

Linguagem: é determinada em função do tipo de público e do tipo de produto ou evento (informações do briefing).

Criação /Projetação
A equipe de criação desenvolve a peça gráfica criando um layout que é apresentado ao cliente. Nessa etapa o produtor gráfico colabora com a escolha de suportes, formatos, tipos, cores, processo de impressão, enfim, indica os melhores procedimentos técnicos que devem ser observados pela criação para que a peça gráfica possa ser impressa adequadamente.

Finalização
Após a aprovação do layout pelo cliente, e da revisão do material, o produtor gráfico faz a finalização do arquivo (arte-final digital) de acordo com as especificações do serviço como: cores, dobras, dimensões, cortes... Nessa etapa ele confere e adapta as cores, fontes, retículas e resoluções do trabalho, para que a peça gráfica projetada no layout possa ser reproduzida com fidelidade e fidedignidade. É feito o fechamento do arquivo de acordo com o tipo de impressão e de matriz a ser confeccionada.

Execução
1. Pré-impressão: Sua principal tarefa é a produção dos fotolitos, que são "máscaras" utilizadas para a produção das matrizes da maioria dos processos gráficos. Os fotolitos, porém, tendem a serem abandonados à medida que estes processos estão sendo cada vez mais informatizados. Isto significa que a etapa da pré-impressão tende a ser gradativamente eliminada. De qualquer forma, na pré-impressão inclui-se também a digitalização e a edição de imagens de alta resolução, dependendo da complexidade do projeto.
 Digitalização de imagens
 Edição de imagens
 Provas de alta resolução para o cliente
 Geração de fotolitos
 Revelação dos fotolitos
 Provas dos fotolitos

2. Impressão: Inicia-se com a produção da matriz na própria gráfica. Após, a matriz é levada à máquina e inicia-se o processo de impressão.
 Montagem da matriz e imposição de páginas
 Gravação e revelação das matrizes
 Provas de impressão
 Impressão

3. Acabamento: Dependendo da complexidade do acabamento, esta etapa pode ou não ser realizada por outros fornecedores que não a própria gráfica está sendo produzido o impresso em questão. Nesta etapa inclui-se tudo aquilo que é posterior à impressão e anterior ao empacotamento dos impressos.
 Dobras
 Revestimentos
 Vernizes
 Refiles
 Cortes especiais e outros
 Encadernação
 Empacotamento

Pronto! Agora você já tem o seu material... É só distribuí-lo.
A gráfica Prima Stampa tem capacidade de realizar todos as etapas do processo de confecção de embalagens cartonadas personalizadas e peças gráficas comerciais e promocionais internamente em sua própria estrutura. O domínio dos processos gráficos além de uma experiência de mais de 20 anos no mercado permitem a gráfica Prima Stampa oferecer toda e qualquer solução gráfica para seus clientes.


INFORMAÇÕES IMPORTANTES

TIPO DE PAPEL / GRAMATURA

Exemplo: Papel Couche 115g, Papel Offset 90g, Papel Cartolina 180g, Papel Adesivo 90g

FORMATO DE IMPRESSÃO

Exemplo: 210 x 297 mm (formato A4); 420 x 297 mm (formato A3)

QUANTIDADE DE CORES

Exemplo: 4 x 4 cores (4 cores na frente e 4 cores no verso); 2 x 1 cores (2 cores na frente e 1 cor no verso)

ACABAMENTO DO MATERIAL

Exemplo: Laminação BOPP Fosca; Plastificação; Verniz UV com Reserva, Dobra, Grampo