CTP é um processo computadorizado de gravação das chapas usadas na impressão offset. A chapa é gravada através de laser, que é controlado por um computador, de forma similar às impressoras laser. Isto permite que a chapa seja gerada diretamente de um arquivo digital, sem a necessidade da produção de um fotolito intermediário.
Este processo também garante o aumento da qualidade final da imagem gravada. Isso deixa a imagem perfeita, pois no CTP existe uma maior gravação de pontos por cm² aumentando a definição dos elementos gráficos.
O processo tecnológico CTP (computer to plate) elimina o Fotolito e dá ganho operacional (tempo e qualidade), além de economia.
Os CTPs possuem 3 etapas: separação de cores, pulverização/exposição da matriz e revelação. Enquanto o processo tradicional apresenta 8 etapas: separação de cores, produção do filme, revelação, produção do filme total, montagem do filme na matriz, exposição, arquivamento do filme e revelação.
A gráfica Prima Stampa (grafica em são paulo) utiliza o processo CTP dentro de sua cadeia de produção proporcionando qualidade e custos diferenciados na confecção de suas embalagens e de seus impressos comerciais e promocionais.
INFORMAÇÕES IMPORTANTES
TIPO DE PAPEL / GRAMATURA
Exemplo: Papel Couche 115g, Papel Offset 90g, Papel Cartolina 180g, Papel Adesivo 90g
FORMATO DE IMPRESSÃO
Exemplo: 210 x 297 mm (formato A4); 420 x 297 mm (formato A3)
QUANTIDADE DE CORES
Exemplo: 4 x 4 cores (4 cores na frente e 4 cores no verso); 2 x 1 cores (2 cores na frente e 1 cor no verso)
ACABAMENTO DO MATERIAL
Exemplo: Laminação BOPP Fosca; Plastificação; Verniz UV com Reserva, Dobra, Grampo