TELEFONE
(11) 2979-6465
E-MAIL
contato@primastampa.com.br

slider

Quando algum elemento da arte faz contato com o limite do documento (página) é necessário usar marcas de corte. Será necessário colocar o elemento de forma a ultrapassar os limites da página, que será cortada após a impressão. O termo técnico sangria é usado para todos os objetos que ultrapassem o limite de seu documento. Vamos dizer que você está trabalhando em um catálogo com imagens rentes às margens de suas páginas. Você configura o documento com um tamanho de página um pouco maior para enviar para gráfica.

Depois que o catálogo for impresso será cortado no tamanho correto. Ao sangrar o documento, haverá uma área segura caso ocorra erro no corte. O papel em si pode expandir ou contrair, a máquina de corte (guilhotina) pode ser configurada errada ou a pessoa que trabalha no catálogo pode cometer um erro. Há uma série de fatores que podem afetar o corte, se você não sangrar as imagens dificilmente o material impresso terá um perfeito acabamento.

As medidas padrão para a sangria são: 3mm no Brasil, Europa e Japão e 08/01" nos Estados Unidos. Os tamanhos podem variar dependendo da impressora utilizada em cada gráfica, na dúvida é melhor perguntar a gráfica como proceder.
No Photoshop não existe a ferramenta de configuração de sangria. O sangramento não é um elemento em imagens feitas no Photoshop. No entanto, é possível criar uma sangria aumentando o tamanho do documento. Por exemplo, se a imagem final será de 400 milímetros x 400 milímetros, é necessário adicionar 3 milímetros a todos os lados de documento, totalizabdo 406 milímetros x 406 milímetros

Todas as páginas de um arquivo, antes de ser enviado à grafica, precisa ser fechado com marcas. Cada programa possui um padrão de marcas de corte e fará isso de forma automática, é pouco provável ter que fazê-lo à mão. A distância que as marcas de corte devem ter a partir da margem do documento é algo que você deve discutir com a gráfica. Normalmente 3 a 6 mm é suficiente. Na tela do computador, você não verá as marcas de corte, somente quando abrir o arquivo exportado, em formato pdf por exemplo.
A gráfica Prima Stampa (grafica sp) procura orientar clientes e fornecedores de forma a otimizar o processo produtivo e assim obter a melhor relação custo x benefício na confecção de embalagens cartonadas (embalagens personalizadas) e de seus impressos comerciais e promocionais.


INFORMAÇÕES IMPORTANTES

TIPO DE PAPEL / GRAMATURA

Exemplo: Papel Couche 115g, Papel Offset 90g, Papel Cartolina 180g, Papel Adesivo 90g

FORMATO DE IMPRESSÃO

Exemplo: 210 x 297 mm (formato A4); 420 x 297 mm (formato A3)

QUANTIDADE DE CORES

Exemplo: 4 x 4 cores (4 cores na frente e 4 cores no verso); 2 x 1 cores (2 cores na frente e 1 cor no verso)

ACABAMENTO DO MATERIAL

Exemplo: Laminação BOPP Fosca; Plastificação; Verniz UV com Reserva, Dobra, Grampo