Uma newsletter possibilita um canal direto de comunicação com clientes. A newsletter é ágil, barata e eficaz.
A Newsletter é uma comunicação regular e periódica enviada para clientes e clientes potenciais da empresa, oferecendo conteúdo sobre assunto específico juntamente com ofertas de produtos e serviços.
Embora a newsletter possa ser confundida com a mala direta, existe uma diferença essencial entre elas. A mala direta oferece promoções, enquanto a newsletter oferece conteúdo sobre determinado assunto e, também, promoções. Isso tem implicações em termos de objetivos e resultados. O objetivo da mala direta é chamar a atenção do leitor para uma determinada oferta e estimulá-lo a ação imediata por meio de algum benefício. Já o objetivo da newsletter é criar vínculos com o leitor, gerando conhecimento de marca e confiabilidade, o que não só abre o caminho para a ação desejada, como estabelece um relacionamento que estimula a realização de mais ações ao longo do tempo. A mala direta visa resultados imediatos, a newsletter visa, principalmente, resultados de médio e longo prazo. Ambas são ferramentas eficientes de marketing, quando bem utilizadas sendo que a newsletter é mais recomendada à empresas que tenham visão de longo prazo, na linha do famoso slogan: “você conhece, você confia”.
Na newsletter, é fundamental a relevância do conteúdo para que haja interesse na leitura e na continuidade do seu recebimento. Se a newsletter não oferecer nada de útil ao público-alvo, é melhor não a enviar, pois o resultado será nulo.
Uma newsletter pode também ser um jornal ou um periódico institucional trazendo os fatos relevantes da empresa e de seus produtos. A newsletter é uma ferramenta de marketing que possibilita ao cliente estar sempre em contato com a empresa e com a marca que lhe interessa.
A gráfica Prima Stampa produz newsletters para diversas empresas que acreditam que fornecer conteúdo é a melhor ferramenta de marketing para estar próximo de seus clientes. A periodicidade das newsletters produzidas pela gráfica são muito diferentes. Há empresas que produzem newsletters mensais, trimestrais e outras inclusive semestrais. Porém o importante é o vínculo que ela gera entre o cliente e a empresa.
INFORMAÇÕES IMPORTANTES
TIPO DE PAPEL / GRAMATURA
Exemplo: Papel Couche 115g, Papel Offset 90g, Papel Cartolina 180g, Papel Adesivo 90g
FORMATO DE IMPRESSÃO
Exemplo: 210 x 297 mm (formato A4); 420 x 297 mm (formato A3)
QUANTIDADE DE CORES
Exemplo: 4 x 4 cores (4 cores na frente e 4 cores no verso); 2 x 1 cores (2 cores na frente e 1 cor no verso)
ACABAMENTO DO MATERIAL
Exemplo: Laminação BOPP Fosca; Plastificação; Verniz UV com Reserva, Dobra, Grampo