Proposta – a equipe de criação e o produtor gráfico (funcionário da gráfica ou terceirizado) conhecem o tipo de impresso que irão desenvolver (cartaz, folder, jornais, revistas, embalagens, etc).
Pesquisa: nesta etapa os criadores fazem pesquisas (de campo, bibliográfica, internet, concorrentes, sobre o produto/serviço/empresa) para complementar as informações do briefing.
Linguagem: é determinada em função do tipo de público e do tipo de produto ou evento (informações do briefing).
Criação /Projetação
A equipe de criação desenvolve a peça gráfica criando um layout que é apresentado ao cliente. Nessa etapa o produtor gráfico colabora com a escolha de suportes, formatos, tipos, cores, processo de impressão, enfim, indica os melhores procedimentos técnicos que devem ser observados pela criação para que a peça gráfica possa ser impressa adequadamente.
Finalização
Após a aprovação do layout pelo cliente, e da revisão do material, o produtor gráfico faz a finalização do arquivo (arte-final digital) de acordo com as especificações do serviço como: cores, dobras, dimensões, cortes... Nessa etapa ele confere e adapta as cores, fontes, retículas e resoluções do trabalho, para que a peça gráfica projetada no layout possa ser reproduzida com fidelidade e fidedignidade. É feito o fechamento do arquivo de acordo com o tipo de impressão e de matriz a ser confeccionada.
Execução
1. Pré-impressão: Sua principal tarefa é a produção dos fotolitos, que são "máscaras" utilizadas para a produção das matrizes da maioria dos processos gráficos. Os fotolitos, porém, tendem a serem abandonados à medida que estes processos estão sendo cada vez mais informatizados. Isto significa que a etapa da pré-impressão tende a ser gradativamente eliminada. De qualquer forma, na pré-impressão inclui-se também a digitalização e a edição de imagens de alta resolução, dependendo da complexidade do projeto.
Digitalização de imagens
Edição de imagens
Provas de alta resolução para o cliente
Geração de fotolitos
Revelação dos fotolitos
Provas dos fotolitos
2. Impressão: Inicia-se com a produção da matriz na própria gráfica. Após, a matriz é levada à máquina e inicia-se o processo de impressão.
Montagem da matriz e imposição de páginas
Gravação e revelação das matrizes
Provas de impressão
Impressão
3. Acabamento: Dependendo da complexidade do acabamento, esta etapa pode ou não ser realizada por outros fornecedores que não a própria gráfica está sendo produzido o impresso em questão. Nesta etapa inclui-se tudo aquilo que é posterior à impressão e anterior ao empacotamento dos impressos.
Dobras
Revestimentos
Vernizes
Refiles
Cortes especiais e outros
Encadernação
Empacotamento
Pronto! Agora você já tem o seu material... É só distribuí-lo.
A gráfica Prima Stampa tem capacidade de realizar todos as etapas do processo de confecção de embalagens cartonadas personalizadas e peças gráficas comerciais e promocionais internamente em sua própria estrutura. O domínio dos processos gráficos além de uma experiência de mais de 20 anos no mercado permitem a gráfica Prima Stampa oferecer toda e qualquer solução gráfica para seus clientes.
INFORMAÇÕES IMPORTANTES
TIPO DE PAPEL / GRAMATURA
Exemplo: Papel Couche 115g, Papel Offset 90g, Papel Cartolina 180g, Papel Adesivo 90g
FORMATO DE IMPRESSÃO
Exemplo: 210 x 297 mm (formato A4); 420 x 297 mm (formato A3)
QUANTIDADE DE CORES
Exemplo: 4 x 4 cores (4 cores na frente e 4 cores no verso); 2 x 1 cores (2 cores na frente e 1 cor no verso)
ACABAMENTO DO MATERIAL
Exemplo: Laminação BOPP Fosca; Plastificação; Verniz UV com Reserva, Dobra, Grampo